segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dias Sem Carne



Dia 20 foi o dia mundial sem carne, lançado nos Estados Unidos em 1985, pela FARM (Farm Animal Reform Movement). Nele há uma tentativa de sensibilizar a população para uma alimentação mais ética e saudável.



Além de um dia específico no ano, há a idéia de reservar um dia na semana à alimentação sem carne. Nos Estados Unidos, em 2003, surgiu a campanha "Meat Free Monday" (Segunda-feira Sem Carne). Em 2009, em Gant, na Bélgica, surgiu a "Quinta-feira Sem Carne", em que restaurantes tentavam estimular o consumo de comida vegetariana.
Na Inglaterra, o músico Paul McCartney, após ter acessos a informações divulgadas pela FAO (United Nations Food and Agricultural Organization), em 2006, decidiu tentar conscientizar os britânicos quanto aos impactos ambientais da produção de carne. Em 2009, surgiu no Reino Unido a campanha "Meat Free Monday", com o objetivo de convencer a população a consumir menos carne, e mostrá-la que, ao deixar de comer carne em um só dia da semana, já estariam contribuindo com a redução de danos ao ambiente. A idéia não é formar novos vegetarianos, apenas consumidores um pouco menos assíduos de carne.

No mesmo ano, a idéia chegou ao Brasil, na capital paulista. Posteriormente, foi lançada em Curitiba e Florianópolis.
Niterói recentemente aderiu à campanha, que será lançada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com a Prefeitura de Niterói, no Museu de Arte Contemporânea, amanhã, às 19h30m.

Em visita ao Brasil, os músicos Ziggy Marley e Moby mostraram-se a favor da campanha.

















Rajendra Pachauri é presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU (desde 2002) e diretor do Instituto de Recursos Naturais e Energia - TERI, na Índia. Venceu o Nobel da Paz em 2007 e também apóia a iniciativa.





Que diferença faz um dia sem carne?
http://www.youtube.com/watch?v=Je1MezUAEQw&feature=player_embedded


Site oficial da Segunda-feira Sem Carne:
http://www.meatfreemondays.com/index.cfm


E se for mais de um dia? Que tal uma semana?



Desde 1992, promovida pela Vegetarian Society (Sociedade Vegetariana), ocorre a National Vegetarian Week ("Semana Nacional Vegetariana") na Inglaterra. Escolas, organizações comunitárias e indivíduos em geral são estimulados a aderir à dieta vegetariana. Este ano, o evento teve início hoje e acontece até o domingo, dia 29.



Há divulgação de receitas e até uma competição entre chefs vegetarianos. A "Semana Nacional Vegetariana" acontece também na Austrália, de primeiro a sete de outubro.




Site Oficial (Reino Unido)
www.nationalvegetarianweek.org/

Informações pertinentes: Blog Comer Animais

Sociedade Vegetarina Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário